A gestão financeira é o conjunto de práticas e processos administrativos que compreendem a análise, o planejamento e o controle das atividades financeiras de uma empresa. E exatamente por isso, os erros de gestão, principalmente a longo prazo, podem causar danos irreversíveis para uma organização. Para evitar esses transtornos, é preciso investir em uma boa gestão financeira e entender alguns conceitos que fazem parte desse universo.

 

Receita, lucro e caixa

Uma empresa pode ter uma receita enorme, mas não dar lucro. Ou então, dar lucro, mas não ter caixa. São três rotinas financeiras que andam lado a lado, então é comum que causem confusão:

Receita

– Receita é todo o dinheiro que entra na empresa a partir de sua atividade principal, seja ela comércio, serviço ou indústria;

Lucro

– Lucro é o que sobra depois que os profissionais responsáveis pela gestão financeira descontam da receita os custos e despesas (impostos, comissões e salários, contas fixas) para manter o negócio. O lucro pode ser usado para reinvestir no negócio, fazer uma reserva ou ser dividido entre acionistas;

 

Caixa

Caixa é o dinheiro que a empresa tem disponível para usar. Esse dinheiro pode vir da operação, de empréstimos ou de investimentos externos.

 

É por isso que dissemos no início deste parágrafo que uma empresa pode ter receita, mas não dar lucro, ou vice-versa. É o caso das empresas que fazem muita venda por cartão de crédito. Ela pode ter lucro, mas ficar sem caixa por um período, já que só vai receber o dinheiro das vendas por cartão após algumas semanas. Também acontece muito o seguinte: empresas que priorizam investimento no crescimento em vez da lucratividade. Nesse caso, elas vão ter caixa, mas não terão lucro. A Amazon, por exemplo, reconhecida gigante de operações online, só conseguiu dar lucro após 6 anos de operação.

 

A cultura da inteligência na gestão financeira

Colocar as finanças do negócio em dia exige inteligência financeira, que pode ser traduzida em organização e sensatez para equilibrar, de forma estratégica, a receita e o lucro. Mas apesar de ser algo muito cobrado do profissional de gestão financeira atualmente, é um conceito recente, que surgiu com a necessidade de assumir o controle das finanças para dar mais tempo para o empresário pensar no comercial.

 

5 Objetivos da gestão financeira:

  1. Equilibrar as finanças;
  2. Administrar o patrimônio de maneira eficiente;
  3. Investir para atingir objetivos;
  4. Organizar os gastos por ordem de relevância;
  5. Ganhar mais do que gastar.

 

Entender como estão os ganhos e os gastos da firma é o primeiro passo para desenvolver a inteligência financeira e torná-la cultura dentro da organização. Para isso, é preciso perpetuar nos colaboradores o pensamento de que não pode ser gasto mais do que a empresa ganha.

Com a inteligência financeira tinindo, é possível alcançar os objetivos de crescimento da empresa com mais equilíbrio e em menor prazo. Quando as finanças estiverem bem administradas, os ganhos serão mais sólidos.

A Ledger oferece o trabalho de terceirização do departamento financeiro, agregando as ferramentas gerenciais ideais para cada negócio. Acreditamos que o empresário precisa tomar conta da parte comercial e estratégica da empresa e deixar a gestão financeira para quem entende que a inteligência financeira precisa estar aliada à uma contabilidade consultiva eficaz.

 

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